
Validação de Diplomas na Itália
Para que você possa revalidar seu Diploma brasileiro na Itália, primeiro é necessário fazer a equivalência dos estudos brasileiros com os italianos fazendo a declaração de Valor in Loco e a Equivalência de Estudos na Itália. Documentos estes que deverão ser requeridos diretamente junto ao Consulado.
Diferente do Brasil que o tempo de estudo contém 12 anos, a Itália possui tempo de estudo equivalente a 13 anos de estudos, somados o primeiro e segundo grau. Se o candidato tiver formação no sistema de ensino antigo aplicado no Brasil de 11 anos e quiser ter seu diploma reconhecido na Itália, é necessário que se faça pelo menos 1 ano de ensino superior, para totalizar o tempo mínimo exigido na Itália que são 12 anos. Devendo este apresentar a declaração da universidade quanto a matrícula e aprovação num período de 12 meses, bem como, histórico escolar.
Caso a revalidação seja para nível superior ou pós-graduação, necessário apresentar o Diploma original com lacre ou carimbo da universidade; histórico original; declaração da universidade informando duração do curso, se houve apresentação de trabalho conclusivo TCC; média final com valores de referência, devidamente reconhecida pelo Tabelionato.
As instituições de ensino e as universidades têm a competência para o reconhecimento dos ciclos e períodos de estudo realizados no exterior e das qualificações e dos diplomas estrangeiros para fins de acesso ao ensino superior, de continuação de estudos universitários para a obtenção de diplomas universitários.
É necessário que exista um título italiano que se possa comparar ao título estrangeiro, ou seja, precisa haver um curso similar na Itália para poder validar o diploma no país. Os documentos que as universidades poderão solicitar são os mesmos para a declaração in loco mais os conteúdos programáticos.
Os documentos terão que ser apresentados pessoalmente ou através de um procurador. Se a documentação apresentada estiver incompleta ou em inconformidade com as instruções, ela será devolvida com orientações adequadas sobre como efetuar a regularização, para isso, conte com a assessoria dos advogados italianos especializados da VCC